segunda-feira, 7 de maio de 2012

Escambo



     Na exploração do pau-brasil foi ultilizado o sistema de feitorias, um local fortificado onde a madeira, depois de trazida da floresta, era armazenada para embarque. Para a extração e transporte da madeira, os portugueses recorriam aos indígenas, que recebiam pelo trabalho executado facas, espelhos, pentes, panos. Uma relaçao de troca chamada escambo.
Aluna: Maria Cecilia Pinheiro dos Santos 7ªC

6 comentários:

  1. a charge é muito interessante pois fala da relação de troca que os portugueses faziam com os indiginas e vice-versa que era chamado de escambo.
    por larissa louise 7c

    ResponderExcluir
  2. O Escambo é realmente algo interessante, já que prega que "as coisas tem o valor que nós agregamos a elas". Por exemplo, um espelho para os índios era absurdamente incrível, fantástico e extraordinário, de forma que ofereciam até mesmo seu trabalho duro em troca desses artefatos, que na verdade eram muito comuns aos portugueses e outras metrópoles, povos muito mais desenvolvidos, tanto econômica quanto tecnologicamente, o que era um lucro muito alto para eles, já que exploravam nossos recursos e degredavam todas as nossas possíveis fontes de riqueza, por meros espelhos. É assim que agregamos o valor de 1.000 R$ por um celular, ou algo do tipo.
    Maximiliano Sales Otremba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atualizando: 10.000,00 num iphone de ultima geração...

      Excluir
  3. Essa charge é muito legal.Por essa charge você ver o que se tratava,ou seja,a charge apresenta a troca do pau-Brasil por bugigangas,essa troca se deu o nome de escambo.


    Por: Mitsuo Watanabe Neto 7ªc

    ResponderExcluir
  4. Relação bastante interessante, uma vez que a extração e exploração do Brasil pelos portugueses foi praticamente trocada por simplícios objetos, comuns na sociedade européia na época, que conquistaram a atenção e o interesse dos índios. Em contraposto, os europeus lucravam milhões e se desenvolviam com a retirada do valioso do pau-brasil.

    ResponderExcluir
  5. O escambo era praticado por razões muito simples: os índios não conheciam produtos simples como espelhos e pentes pois não eram utensílios que se encontravam em florestas, já as árvores eles tinham bastante e os portugueses acharam um bom meio de usa-las que era para tingir tecidos, como os portugueses tinham um maior acesso a esses utensílios(pentes e espelhos) e os comprava por preços muito baratos os portugueses passaram a fazer trocas daí vem o escambo.

    Por: Ronan G. Jesus 7°C

    ResponderExcluir